segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Desafio 10 Livros em 10 Dias - 10º Dia

 Enfim, o 10º e ultimo dia. 

10º Dia - O livro mais velho que você tem ou leu.

 Aí confundi um pouco, pois pode ser a edição ou publicação. Como os livros que mais amo, na Literatura Inglesa, são todos beeeeeeem antigos, então vou pelo exemplar mesmo.


  Ben-Hur, de Lewis Wallace, além de ser um livro MARAVILHOSO, incluídos no meu top 5, também foi o mais antigo. Peguei emprestado na Biblioteca, e ela já havia sido restaurado, então não tinha mais esta capa. Foi substituida por uma padrão.  Mas por dentro tava velhinho, velhinho. A edição é de 1950.

 Narra a história de Ben-Hur, um hebreu bem sucedido, que por um acidente, é acusado de tentar matar um chefe romano. Seu melhor amigo de infância, chefe romano também nada faz pra impedir a injustiça. Enquanto prisioneiro ele recebe ajuda de um homem com uma autoridade impressionante. Daí ele é condenado as galés (descobri o nome das pessoas que ficavam como escravos remando nos interior dos barcos e que era tratados como lixo pesquisando na net), e sua mãe e irmã a prisão. Em um acidente com o barco ele consegue fugir e é adotado por um chefão romano de quem herda todas os bens e riquezas. Aí rico e com raiva o que ele faz?  Volta pra recuperar sua mãe e irmã  e pra se vngar do cabrinha que o prendeu. Quando volta descobre que suas amadas estavam com lepra (doença incurável na época). A magia do livro se dá porque tudo isso se passa na época de Jesus Cristo, e quando ele volta, Jesus já havia se denominado O Cristo, e estava preste a ser ondenado a crucificação.  O homem que havia dado água a ele no passaso, Jesus, é ajudado por ele agora na sua via crucis. O final é mágico!!!


 Sério, o melhor filme que assisti até hoje em minha vida é esse. Embora seja uma produção bem antiga, é linda e bem revolucionária pra época. Tanto que o filme foi indicado a 12 orcars e ganhou 11. Só Titanic, muitas décadas depois alcançou esta marca. Vale super a pena ler o livro e ver o filme.

 Gente, peninha que acabou. Adorei este meme, e em breve vou fazer outros. Já recebi dicas bem legais. Mas este com certeza foi maravilhoso, pois se trata de livros, minha paixão. Aei mesmo!

Bjinhos
Vevé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...