sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Temple Grandin, além das limitações


   Esta semana assisti esse filme maravilhoso na HBO. Eu já tinha ouvido no Emmy 2010 (ganhou várias indicações, inclusive melhor filme para TV). Não assisiti do comecinho, mas logo que vi, não parei mais.

A verdadeira Temple Grandin e Clare Danes que a interpretou
  É um filme envolvente e comovente. Conta a história verídica de Temple Grandin, uma jovem autista e com grandes habilidades. Seu autismo foi percebido aos 4 anos, mas desde jovem ela se mostrava diferente, não pela doença mas pela habilidades mecânicas e também pelo carinho com os animais. Sua mãe fazia questão de incentivá-la a praticar atividades variadas, inclusive estudar em uma escola "normal". Lá um professor percebeu sua facilidade de guardar imagens na cabeça, como um arquivo perfeito, olhando apenas uma vez. Com esse conhecimento, ajudou-a a desenvolver seus talentos e a ser melhor compreendida em um meio bastante hostil. Temple conclui o colegial, faculdade, um mestrado e doutorado. Ela desenvolve um sistema de abatimento de gado mais humano adotado em mais da metade dos EUA.

    Pesquisando na internet, descobri que a Temple já escreveu alguns livros e dois deles tem aqui no Brasil, "Uma menina estranha" e "Na Língua dos Bichos". E que também já foi feito uma peça baseado em sua máquina de abraçar, e quem interpretou foi a atriz Mariana Lima (sei nem quem é).

  Clare Danes interpreta o papel de forma impressionante, o que lhe rendeu um Emmy. Gente, é incrível!

Super recomendo. Eu mesma tô só esperando prassar denovo pra assisitir desde o começo. Também tem uns trechos do filme no Youtube. Vale a pena conferir e se encantar.

Bjus
Vevé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...